“A Biografia é uma Sinfonia que o próprio homem compõe”
Bernard Lievehoed
A música
A música, como uma arte da vibração e do movimento – do som, tem um acesso direto ao ser humano, podendo despertar as memórias mais profundas da sua vida interior. Por meio da criação musical movimentamos forças de transformação, permeando e reconhecendo o caminho biográfico. No trabalho individual, a música resgata a memória imaginativa e inspirativa, e a identidade do “self”. No trabalho em grupo, esse processo se torna também expressivo, comunicativo, integrativo e social.
Conteúdos
- Os setênios da infância e da juventude , a formação da corporalidade humana. A determinação cármica, a origem, em que circunstância e lugar foi criado e quais os presentes que recebeu na sua mochila para a vida.
- Os setênios de se preparar para a vida, a idade adulta e a formação da alma. Encontros cármicos, como trabalhou com os seus talentos, como estruturou a sua vida e enfrentou as crises.
- A fase do amadurecimento e a formação do espírito. Missão cármica, o que conseguiu reconhecer como sua tarefa e o que precisa transformar ainda.
- O momento atual. Como você está agora na saúde, na profissão, nos relacionamentos, na vida material e espiritual. Quais as suas perguntas mais importantes.
- Metas para o futuro. Que metas a curto e longo prazo quer estabelecer para o seu autodesenvolvimento.
Programa
3 a 4 dias de trabalho.
- CANTANDO por meio de músicas e exercícios, proporcionando uma abertura da alma e sintonia com o grupo.
- IMAGEM DOS SETÊNIOS E DIÁLOGO, caracterizando os momentos importantes de cada fase.
- TRABALHO INDIVIDUAL dos participantes, resgatando os dados e momentos da sua biografia.
- OFICINA MUSICAL- Experiência musical em conjunto em que os participantes se expressam por meio da voz, do movimento e de intrumentos musicais (cordas, sopros e percussão dos mais diversos) que são disponibilizados pelo curso, resgatando elementos e ambientes sonoros vividos, criando livremente a sonoridade desse ambiente.
- TRABALHO em PEQUENOS GRUPOS – É feito o relato biográfico verbal de cada um para os outros, com a ajuda dos coordenadores.
- CENA MUSICAL – Os grupos se juntam para compor uma história musical das suas biografias, trabalhando com criatividade e autonomia os elementos sonoros surgidos na oficina musical e no relato biográfico, durante o dia. No final, um grupo se apresenta para o outro.
Informações
Este trabalho não pressupõe conhecimento musical, pois é considerado um meio para autoconhecimento e parte do princípio que todos temos um acesso ao mundo dos sons e da música, independente da nossa formação. Por isso, é baseado na capacidade criativa e livre, que existe em cada ser humano. No entanto, essa criatividade é guiada pelo aconselhador biográfico e musicoterapeuta, que, tendo o trabalho biográfico como base, faz uma leitura musicoterapêutica e não estética do processo.
Idealizado e desenvolvido por Meca Vargas, aconselhadora biográfica, musicista, musicoterapeuta e cantoterapeuta, com o objetivo de autoconhecimento e autodesenvolvimento, o trabalho é realizado com grupos de pessoas com idade mínima de 28 anos.
Número máximo de 20 participantes.
Número mínimo de 3 participantes.
Local de realização
Em São Paulo, na Clínica Antroposófica