A boca é uma grande porta de trocas com o mundo, através dela podemos conhecer nossos pacientes de uma forma integral e quem dá a oportunidade para nós dentistas ter esse olhar mais ampliado é a Odontologia Antroposófica.
Podemos reconhecer se temos ali uma criança mais imaginativa, sonhadora ou mais analítica e criteriosa através do seu corpo físico e também pelo formato das arcadas e dentes! Isso para o Odontopediatra é muito especial para a condução do tratamento, para acessar essa criança e ter sua confiança e colaboração.
A cabeça constitui um homem por completo e nela podemos ver como a trimembração se expressa o pensar, o sentir e o querer.
Como está nosso paciente de uma forma geral, suas emoções, suas ações no mundo e como as doenças sistêmicas se manifestam na boca também é essencial para um bom andamento do tratamento odontológico.
O formato da arcada, assim como do rosto também podem nos revelar o temperamento! Como exemplo podemos falar daquele formato bem quadrado de rosto, mostrando uma pessoa de temperamento mais colérico.
Nos dias atuais, é impossível imaginar uma Odontologia sem essa visão ampliada do ser humano! Respeitar e tratar uma pessoa não é possível sem conhecer em todos seus aspectos: físico, anímico e espiritual.
A cada sorriso um olhar especial!
Artigo escrito por Dra. Adriana Dell’Aquìla e Dra. Suzane Markert