Rua São Benedito, 1808 - Alto da Boa Vista - SP
11 5524 9054

A erupção dentária e as fases de desenvolvimento da criança, o olhar da Antroposofia na Odontopediatria

A erupção dentária e as fases de desenvolvimento da criança, o olhar da Antroposofia na Odontopediatria

As erupções dentárias estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do nosso corpo e é na infância em que se dá a fase mais importante deste desenvolvimento.

Diversos estudos apresentados por Rudolf Steiner, nos mostram como estas relações são especiais.

As Erupções Dentárias e as Fases da Vida se dão da seguinte forma:

-Erupções dos dentes incisivos inferiores: fase em que o bebê começa a engatinhar;

-Erupções dos dentes incisivos superiores: fase se em que o bebê começa a andar

-Término do nascimentos de todos os seus dentes de leite:fase em que o bebê percebe seu lugar no mundo entre 2 e 3 anos;

-Chegada do primeiro dente permanente: fase em que a criança se prepara para

alfabetização  por volta de 6 anos;

-Troca dos incisivos superiores e inferiores: início da vida escolar e alfabetização,

Por  volta dos 7 anos;

-Nascimento do segundo molar: por volta dos 12 anos final do rubicão;

-Dente do siso: finaliza o desenvolvimento aos 21 anos.

Os dentes são   a calcificação de um processo que começa muito antes do nascimento , desde o ventre da mãe ,sendo assim eles nos sinalizam como os outros processos dentro do corpo estão se desenvolvendo naquele momento.

 

Uma pergunta que sempre recebo no consultório é: “ Quando deve ser a primeira consulta  ao  Odontopediatra? “ .

A orientação à  gestante é o melhor momento para se conversar sobre a saúde bucal do bebê , os  benefícios que serão percebidos durante toda a infância, adolescência e vida adulta. Nesta consulta falamos sobre os cuidados já na gravidezcomo hábitos alimentares e a própria prevenção da saúde bucal da gestante.

Os dentes de leite começam a ser formados na vida intra uterina, para Odontologia Antroposófica eles são a expressão do corpo herdado e serão os modelos para os dentes permanentes.

Quando os pais trazem seus bebês  , na primeira consulta a são dadas  orientações pedagógicas sobre as condições bucais e dentárias, como será o desenvolvimento e o que esperar , assim como orientações sobre higienização e aleitamento , conversamos também sobre a cronologia da erupção dos dentes e a questão que sempre perguntam sobre uso de flúor nas crianças.

Sobre os dentes permanentes podemos dizer que começam ser formados após o nascimento e esses são individuais, isto é, usam as forças vitais das crianças para a formação.

As visitas ao Odontopediatra são recomendadas a cada 6 meses, assim se necessário alguma intervenção as crianças ou até mesmo os bebês já estão habituados ao ambiente do consultório.

Na Odontologia Antroposófica temos um olhar para o indivíduo como um todo, vemos a constituição física, o temperamento , sua biografia e sempre que possível também usamos as terapias como massagem rítmica, terapia artística , Euritmia para ajudar nossos pequeno num desenvolvimeto total.

Para cada sorriso um olhar muito especial.

Adriana Dell Aquila Defendi
Adriana Dell Aquila Defendi
CRO 60227 Dentista Formada pela Universidade Metodista de São Paulo, em 1998. Atua nas áreas de: Ortodontia, Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares. Profissional atuante nas áreas Odontologia Antroposófica Ortodontia Odontopediatria Ortopedia Funcional dos Maxilares