Rua Regina Badra 576 Alto da Boa Vista - SP
11 5524 9054

BRUXISMO x STRESS NA PANDEMIA

BRUXISMO x STRESS NA PANDEMIA

Saiba o que é bruxismo, como são seus sintomas e como funciona o tratamento

Nessa época de pandemia, em que muitas mudanças aconteceram nas rotinas de todos nós, o número de pacientes com bruxismo aumentou consideravelmente. O bruxismo é uma desordem funcional que tem como sintoma mais conhecido o ato de apertar ou ranger os dentes. Em adultos e crianças, a causa é multifatorial, porém sabemos que fatores emocionais como ansiedade, nervosismo, depressão, stress estão intimamente relacionados ao mesmo.

Expandindo nossa visão através dos conhecimentos antroposóficos, podemos dizer que o paciente que tem bruxismo apresenta um desequilíbrio entre seus corpos físico; etérico e astral. Durante o sono temos o afastamento da consciência para recompor nosso dia; nesses casos de bruxismo a consciência não se afasta e percebe-se um desgaste excessivo vitalidade no corpo etérico, no corpo astral os medos, ansiedades e outras emoções estão todas exacerbadas impedindo esse desligamento.

Além das dores de cabeça e na face outros sinais do bruxismo são dificuldade de abrir a boca, estalos no ouvido, dentes amolecidos, desgastes, fraturas e trincas nos dentes, dores na ATM (Articulação Temporomandibular), problemas ósseos e gengivais.

O tratamento consiste em técnicas convencionais como uso de placas, terapêutica antroposófica, como medicação, massagem rítmica, escalda pés, enfim um conjunto de técnicas que visa a harmonização do ser.

O dentista antroposófico tem um olhar individual para cada paciente e o tratamento será conduzido da melhor forma pensando no ser.

 

E criança? Também tem bruxismo?

 

Muitas crianças vem desenvolvendo bruxismo , que é o  ranger ou apertar os dentes, no sono ou durante o dia. Mas o que leva os pequenos a ranger os dentes?

O bruxismo acomete 40 % das crianças e assim como nos adultos, temos algumas causas possíveis : problemas respiratórios ou alérgicos,  falta de qualidade no sono,  ( frequentemente provocada por telas e estímulos sonoros  antes de dormir)  descontroles psicológicos, alterações emocionais significativas ( separação dos pais, mudanças de escola ou cidade, nascimento de irmãos) ,   durante a pandemia esse número cresceu muito . a causa se deve a mudança brusca nas rotinas, muitos reclamam da educação através das  telas , falta de atividades extra curriculares, especialmente as que incluem movimento.

Pode ser visto  em ocasiões esporádicas como quando estão gripados ou quando nascem os dentes, se isso acontecer nesses casos pontuais não há necessidade de preocupações.

Descobrir se a criança tem bruxismo nem sempre é uma tarefa fácil, uma boa dica é verificar enquanto dormem, normalmente dá para ouvir o ruído do ranger dos dentes. Além das dores de cabeça , as crianças podem relatar dores durante a mastigação, sensibilidade nos dentes , dores na bochecha,  zumbido nos ouvidos e   se fizermos um exame clínico podemos constatar desgastes e até fraturas nos dentes, mesmo nos de leite.

Cada criança deve ser examinada e orientada de forma individual e algumas medidas simples podem ajudar : cuidar dos  ritmos das crianças é essencial , quanto mais  próximas  da rotina , menos estressados e ansiosos ; cuidar do sono nesses casos também é muito importante.

Muitas orientações pedagógicas podem ser dadas pelo Odontopediatra ,  além de medicamentos naturais  que ajudarão no processo.   O tratamento para as crianças pede uma abordagem multidisciplinar, é preciso entender qual foi o ” estopim” para o hábito.

As crianças requerem um olhar muito carinhoso e especial , na Antroposofia , temos muitas terapias  que juntas com o  Odontopediatra são importantes neste processo como a  Terapia Artística, Euritmia, Cantoterapia, Massagem Ritmica, entre outras.

Para cada sorriso um olhar muito especial!